quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estudantes são retirados da reitoria da UFPE após sete dias de ocupação


protesto_nigroOs cerca de 40 estudantes que há sete dias ocupavam a reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, foram retirados do local pelas polícias Federal e Militar na manhã desta quinta-feira (8). Os alunos invadiram a instituição na última sexta-feira (2) exigindo a homologação do novo estatuto da universidade.
A polícia se dirigiu à reitoria por volta das 6h para cumprir medida judicial de reintegração de posse do prédio, emitida pela Justiça Federal. Os manifestantes desocuparam o local por volta das 7h50. Após negociações, um primeiro grupo de aproximadamente 15 pessoas saiu do lugar pacificamente. Outro, com cerca de 50 pessoas, teve que ser retirado à força. O Batalhão de Choque da PM entrou pelos fundos do prédio e colocou os resistentes para fora.
Embora o efetivo afirme que não houve uso da força, os manifestantes alegam que foram agredidos por cassetetes e spray de pimenta. Dois estudantes foram detidos por desacato e resistência. Eles foram levados para a sede da PF, no Cais do Apolo, Centro da cidade. Após serem ouvidos, a policia vai dizer se serão indiciados. Cerca de 120 homens participaram da ação. A maioria dos alunos já se retirou do local. No momento, a movimentação está tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário